Ouro Preto

DSC_0809

Olhares – Ouro-Preto

Ouro Preto é um dos destinos turísticos que, ao meu ver, deve ser obrigatório para todo aventureiro. O peso histórico e a carga de emoções que preenchem a estrutura e construção desta cidade, como cidade e como cultura, seu povo, suas raízes, tradições e também, é claro suas construções, este peso, nos faz refletir questões muito importantes como, o verdadeiro valor e a dimensão real da contribuição dos negros na construção deste Brasil.

DSC_0814

De fato, ouso dizer que muito pouca gente se quer já parou para pensar sobre isto. Poucas pessoas se perguntaram o que teria sido do Brasil, se não fossem os escravos? Com certeza ainda Brasil, porém, com muito menos “brasilidade”.

DSC_1372

Enfim, quando se caminha pela cidade, ou se contempla um dos muitos prédios majestosos da cidade, ou quando se conhece algum trecho calçado com pedra da famosa Estrada Real, é que nos damos conta do tamanho da dívida que temos com os negros escravos que ergueram este pais, ergueram no lombo, com a força dos braços, com a vida. Estar diante de uma construção da magnitude do Museu da inconfidência ou da Estrada Real é assombroso.

DSC_1337
Detalhes da fachada do Museu da Inconfidencia

Aí vocês se perguntam, basta ir a Ouro Preto para mergulhar em questões existenciais deste tipo? Na verdade, dá até para fazer em casa, e também, não quer dizer que indo até lá você vai fazê-lo. Para tanto, é necessário ter sempre este coração do “Andarilho”, que vem sempre acompanhado da mente de uma criança de 5 anos, associado aos olhos ávidos de um suricato.

DSC_1426

Não vou entrar em pormenores de como chegar, hospedagens etc, estas informações são bem fáceis de conseguir na internet. Mas posso dizer que nossa viagem de 4 dias teve um custo total de R$ 1.200,00 o casal. Fomos de ônibus saindo de Campinas, SP e nos hospedamos em Hostel em quarto coletivo. O maior custo da viagem foram as refeições. Fizemos vários passeios, incluindo o passeio de trem até Mariana, fomos antes do rompimento da barragem.

DSC_1351
Vista noturna da Praça Tiradentes

Uma dica importante é, façam ao menos um passeio pela cidade ou pelas minas com o acompanhamento de um guia, solicite um no posto de atendimento ao turista que fica bem no centro, na Praça Tiradentes. Fazer um passeio acompanhado de um guia vai te beneficiar com muita, mas muitas informações históricas enquanto você caminha. Aliá, caminhar em Ouro Preto é como caminhar no tempo, de volta ao passado.

DSC_1433

Outra informação importante para quem nunca esteve por lá. Prepare as pernas para subir e descer as ladeiras que, às vezes, parecem não ter fim. Mas vale muito a pena, a cidade possui muitas igrejas e de cada ponto que se olha é uma obra de arte para contemplar, a mesma igreja pode proporcionar muitos ângulos para apreciação.

DSC_1322
Simpáticos moradores da cidade colocando em dia as novidades

Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, que é considerada a obra prima do mestre Aleijadinho. Para ser sincero, é de arrepiar estar na presença de tamanha beleza, o que torna obrigatório a visita. Outro ponto importante é o Museu da Inconfidência, que no passado fora presidio e é onde Tiradentes e os Inconfidentes ficaram presos.

DSC_1506
Igreja São Francisco de Assis – Obra Prima do Mestre Aleijadinho
DSC_0819
Museu da Inconfidencia

Além do apelo histórico, Ouro Preto tem muitas outras atividades, tanto a vida noturna que é sempre agitada, em partes pelos turistas e em partes pelos estudantes, e também tem turismo rural e turismo de aventuras. Na região tem muitos pontos de escalada, Boulder, rapel e várias cachoeiras.

DSC_10691

É isso aí, curta Ouro Preto, viva nossa história, viva o Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: